Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

terça-feira, 19 de abril de 2016

MAU HÁLITO




O mau hálito ou Halitose atinge cerca de 30% da população brasileira, ainda assim suas causas são pouco conhecidas pela maioria das pessoas que não sabem que com algumas mudanças de hábitos pode-se reduzir-se em muito os odores provenientes da boca, os quais causam muitas vezes constrangimento ou situações embaraçosas.

Para acabar com as dúvidas a respeito deste assunto e com o mau cheiro na boca foram separados alguns dos principais causadores de mau hálito e em seguida dicas de como resolvê-los.

1)Má alimentação-  As papilas linguais devido ao seu formato irregular acumulam uma grande quantidade de micro-organismos que dependendo do tipo de alimento ingerido fermentam os restos alimentares  os quais irão liberar odores desagradáveis.

2) Jejum Prolongado-  Períodos longos sem a ingestão de alimentos podem causar mau hálito devido à diminuição do fluxo salivar.  A saliva possui a propriedade de elevar o PH bucal diminuindo a fermentação dos alimentos.

Também em pessoas que tem por hábito “pular” uma refeição o acúmulo de suco gástrico pode gerar gazes que escapam pela  boca, causando o mau hálito.
3) Higiene Oral-  Se não for feita adequadamente, a placa bacteriana se prolifera e ocorre um aumento do mau hálito. Uma boa higienização com fio dental e escova de dentes é fundamental para acabar com esse problema.
É bom lembrar de escovar a língua, pois as papilas devido ao seu formato irregular acumulam placa bacteriana.

4) Baixo Fluxo Salivar– Pacientes que possuem pouca salivação tem maior tendência à apresentar mau hálito. Isso porque além de ter a propriedade de elevar o Ph bucal a saliva “lava” a boca. Nestes casos pode-se tentar tratar o baixo fluxo salivar com modificações na dieta incluindo alimentos que aumentem a salivação. Sendo que alguns casos mais severos pode-se lançar mão de lubrificantes orais.


5) Diabetes– pacientes com essa doença podem apresentar alterações na fisiologia oral, interferindo na flora bacteriana bucal. “Em um estágio muito elevado da doença, o paciente com a cetoacidose diabética, produzindo o que se chama de hálito cetônico, que é o mau hálito destes casos.

6) Prisão de Ventre-  Quando ficamos muito tempo com o intestino preso, um pedaço do bolo fecal é absorvido pelo nosso organismo. Esse procedimento pode gerar  gases  que acabam  escapando pela boca, deixando apenas o gosto ruim.
7) Problemas Estomacais– Quanto a pessoa não tem uma boa digestão, as enzimas não conseguem fazer o processamento e isso pode causar refluxo de gases e o mau hálito.

8) Doenças Bucais-  Úlceras bucais, como afta e herpes, também estão entre as causas de mau hálito, podendo-se incluir lesões mais graves como inflamações, tumores benignos ou câncer.

9) Medicamentos– Alguns remédios como antidepressivos deixam a boca seca, aumentando a propensão ao problema, por isso deve-se conhecer os efeitos colaterais do medicamento antes de usar.

10) Estresse– As emoções cooperam com o surgimento do mau hálito de forma secundária. Pois pessoas estressadas se alimenta mal e não realiza uma boa higienização.

11) Amigdalites– Pessoas que possuem dores de garganta frequentes  apresentam odores bucais provenientes das placas de pús que ficam aderidas na superfície das amígdalas.

12) Respirar Pela Boca- Pessoas tem por hábito respirar pela boca por algum motivo causa uma diminuição do fluxo salivar promovendo a proliferação de micro-organismos que irão compor a placa bacteriana. Nesses casos um Otorrinolaringologista deve ser consultado.



       SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário