Aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na
mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada. Aparecem com mais frequência no interior dos lábios, bochechas, língua, sendo mais raros na garganta.
A maior parte das pessoas já apresentou alguma afta ao menos uma vez na vida. E, em pelo menos 20% da população sofre com aftas recorrentes.
Elas são mais comuns em mulheres e em jovens do que em adultos, visto que, sua incidência diminui com o avanço da idade.
Embora não tenham consequências graves, as aftas são muito dolorosas e podem atrapalhar atividades simples como falar, comer e beijar.
As aftas podem vir ainda acompanhadas de inchaço e de linfonodos no pescoço (ínguas) e por vezes, de febre baixa e mal estar.
Elas podem aparecer isoladas ou em grupo. As menores e mais comuns são menos agressivas, e, desaparecem em 1 ou 2 semanas, sem deixar maiores sequelas.
Algumas aftas de tamanho maior e mais profundas demoram mais tempo para desaparecerem. Podendo em alguns casos, deixar cicatrizes.
A língua, a parte interna das bochechas e os lábios são formadas por um tecido chamado de epitélio. Embora ele seja mais fino e com menos camadas ele é bastante semelhante à pele.
Este epitélio da mucosa oral, protege os tecidos e órgãos internos da boca. Ele se encontra isolado do interior do organismo por uma camada chamada de membrana basal.
Logo abaixo do epitélio situa-se um dos principais tecidos do corpo humano: o tecido conjuntivo. É neste tecido que encontram-se os vasos sanguíneos, nervos, músculos, ossos, sendo ele, um dos grandes responsáveis pelo sistema imunológico.
As células epiteliais da boca possuem semelhanças em suas membranas celulares com algumas espécies de bactérias que residem na cavidade bucal.
O sistema imunológico está sempre alerta, e ,diariamente produz anticorpos e substâncias contra bactérias que porventura penetrem no tecido conjuntivo.
Dito isso, no caso de ocorrem agressões ou peque-nos traumatismos que causem micro ulcerações que causem exposição do tecido conjuntivo, o sistema imunológico pode vir a reconhecer as células epiteliais como agentes bacterianos invasores e enviará mecanismos de defesa contra elas. As células epiteliais uma vez atacadas, entrarão em um processo de necrose, o que , ampliará estas pequenas ulcerações, dando origem então as aftas.
Este processo cessa, quando depois de 3 a 5 dias, o sistema imunológico reconhecer de uma forma mais refinada que esta células não são agentes agressores. Os brackets (peças do aparelho coladas ao dente), arcos e demais componentes do aparelho, uma vez instalados na boca, podem vir a causar micro traumatismos nos lábios, bochechas, língua, o que explica porque as aftas ocorrem em alguns pacientes, algumas semanas após a instalação do aparelho ortodôntico.
Com o passar do tempo, haverá uma adaptação estrutural da mucosa bucal, que aumentará a espessura do epitélio, tornando-o mais resistente ao surgimento de novas aftas na região.
Em alguns casos, as aftas são mais recorrentes devido a fatores que causam uma diminuição das camadas epiteliais, o que facilitaria o rompimento da membrana basal. Estes fatores estão ligados à:
●Deficiências nutricionais como a baixa ingestão de vitamina B ou ferro (anemias),
●Efeitos colaterais pelo uso de antiinflamatórios
●Alterações hormonais que modifiquem o metabolismo ou, em decorrência do ciclo menstrual.
●Refluxo gastro-esofágico, devido à acidez do suco gástrico.
●Cremes dentais que contenham sódio-lauril-sulfato
●Estresse psicológico
●Doenças autoimunes como Lúpus Eritematoso e AIDS.
TRATAMENTO:
Como a afta costuma normalmente durar até 2 semanas, os tratamentos existentes dividem-se em aliviar os sintomas dos que aceleram a reparação. O Alívio da dor é conseguido com o uso de pomadas anestésicas normalmente a base de xilocaína. Enquanto que, para a aceleração da reparação são usados cremes e pomadas que possuem corticóides e antiinflamatórios em sua fórmula.
PREVINA-SE:
●evitar alimentos perfurantes como abacaxi, cascas de pão, pipoca e outros.
●Alimentos ácidos.
●higiene bucal delicada, evitando movimentos bruscos da escova sobre mucosa oral
●Verificar se o paciente abandonou o vício de fumar, já que a fumaça do cigarro um aumento da espessura do epitélio.
0 comentários:
Postar um comentário