Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quinta-feira, 14 de abril de 2016

DORES DE CABEÇA E A ODONTOLOGIA




Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, muita gente sofre com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução...


Como se sabe a dor de cabeça pode ter muitas origens, todavia, a grande maioria das dores, são de origem muscular ou vascular. Apesar de difícil identificação das causas, as dores nevrálgicas e vasculares são tratadas quase que exclusivamente por médicos. Já as dores tensionais não são tratadas (ás vezes somente com analgésicos, com objetivo de relaxar a musculatura). As dores musculares são originadas pelo fato da pessoa manter a musculatura contraída por tempo prolongado, geralmente ocasionada pela tensão emocional.


Como não há nevralgias ou inflamações as pessoas não associam a dor de cabeça aos dentes aparentemente saudáveis. No entanto, aí pode estar escondida a causa do problema. Segundo estudo apresentado no Congresso da Academia Americana de Cefaleia, 80% das pessoas com enxaqueca apresentavam algum tipo de DTM - disfunções temporomandibulares. Para se ter uma ideia, o Brasil está na lista dos cinco países que mais sofre com cefaleia (dor de cabeça), de acordo com pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, e muitos deles podem ser relacionados com estas disfunções e o problema atinge pelo menos três vezes mais as mulheres.


As DTMs (disfunções temporomandibulares) são alterações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula, elas podem se apresentar como dores de cabeça,  pressão atrás dos olhos, estalidos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca  sensação de cansaço dos músculos da face e até dores nas costas.



Tem-se notado que a má posição dental, falta de dentes posteriores, bruxismo, briquismo e mordidas cruzadas provoca uma alteração na posição da mandíbula, forçando a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e músculos da mastigação e posturais da cabeça, levando assim, à dores de cabeça.

Depois da identificação da(s) causa(s) pode-se recomendar como meio de tratamento a colocação de próteses para reabilitar a mastigação e altura da dimensão vertical (altura determinada pelo contato correto dos dentes superiores com os inferiores) e para que a mastigação ocorra dos dois lados. No caso de desdentados totais, trocas periódicas (no máximo a cada cinco anos) das próteses, para reaver a dimensão vertical correta, perdida pela reabsorção óssea.
Tanto o bruxismo (ranger dos dentes), como o briquismo (apertar os dentes), a má oclusão e a mordida cruzada forçam e sobrecarregam o músculo, tendo como consequência a tensão muscular que culmina na dor de cabeça mais concentrada na região temporal, que fica entre o fim das sobrancelhas e o ouvido.

Para as pessoas que rangem ou apertam os dentes o controle geralmente é feito com o uso de placas miorelaxantes, com o abandono de hábitos como mascar chicletes, apoiar as mãos no queixo, morder lápis e segurar o telefone com o ombro, intervenção na postura do paciente através de fisioterapia, e terapias com ultrassom e laser, são algumas soluções propostas.

Já nos casos de mordida cruzada ou fechamento incorreto da boca, possivelmente será indicado o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos para correção do posicionamento das arcadas.

Com estas terapias tem-se notado melhora em cerca de 80% dos pacientes com dores de cabeça de origem tensional, sendo que os casos mais simples são resolvidos em aproximadamente duas semanas, casos moderados em seis meses e nos casos mais complexos como os de mordida cruzada ou dentes mal posicionados pode levar até dois anos e meio.


Você deve marcar uma consulta se...


- Você sente dor, dificuldade ou ambas ao abrir a boca

- Sua mandíbula fica “presa”, “travada” ou sai do lugar?

- Você tem dificuldade, dor ou ambas ao mastigar, falar ou usar seus maxilares?

- Você percebe ruídos na articulação de seus maxilares?

- Seus maxilares ficam rígidos, apertados ou cansados com regularidade?

- Você tem dor nas orelhas ou em volta delas, nas têmporas e bochechas?

- Você tem cefaleia, dor no pescoço ou nos dentes com frequência?

- Você sofreu algum trauma recente na cabeça, pescoço ou maxilares?

- Você percebeu alguma alteração recente na sua mordida?

- Você fez tratamento recente para um problema não-explicado na articulação mandibular?


         SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário