Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quinta-feira, 12 de maio de 2016

SÍNDROME DE SJÖGREN - SÍNDROME DA BOCA SECA





A síndrome de Sjögren (“SS”), lê-se Jogran, é uma doença autoimune de caráter crônico e inflamatório que envolve principalmente as glândulas endócrinas e exócrinas. As principais glândulas envolvidas  são as salivares e lacrimais, resultando em xerostomia (boca seca) e xeroftalmia (olhos secos). Assim, as características principais são a secura dos olhos e da boca.


Nos pacientes portadores desta síndrome, os linfócitos, que são células do sistema imunológico e de defesa do organismo, começam a destruir o tecido glandular provocando uma inflamação com diminuição ou ausência da produção de secreção. Embora as duas glândulas mais envolvidas sejam as salivares e lacrimais, praticamente todas as glândulas exócrinas do organismo podem ser afetadas.
Alguns estudos estimam que cerca de 0,5% a 2,7% da população mundial tenham Síndrome de Sjögren, portanto, não se trata de uma doença rara.
Cerca de 80 a 90% dos casos de SS ocorre em mulheres, principalmente após os 40 anos de idade. No entanto, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer, em menor proporção (10%) em homens e até em crianças e adolescentes.
Primária: quando ocorre de forma isolada, sem a presença de outra doença do tecido conjuntivo. Na forma primária, alguns estudos mostraram que os pacientes apresentam problemas mais sérios de secura nos olhos e boca. O aumento das glândulas ao redor da face, mandíbulas e pescoço também podem ser mais frequentes.
Secundária: quando a SS vem acompanhada de outra doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lúpus eritematoso ou esclerodermia.


Os sintomas são muito variados e individuais, ou seja, os pacientes com a Síndrome de Sjögren nunca apresentam exatamente os mesmos sintomas ou história médica. Além disso, muitos dos sintomas relacionados abaixo podem ser facilmente controlados através de cuidados e tratamento apropriado, ou então nunca serem desenvolvidos. 


OS PRINCIPAIS SINTOMAS SÃO:


- Olhos secos, ou com a sensação de areia ou queimação e sensibilidade à luz;
- Secura bucal acompanhada de sede frequente e dificuldade de engolir                   alimentos;
- Secura nasal;
- Glândulas abaixo e ao redor mandíbulas inchadas;
- Mudança no paladar e olfato;
- Pele seca;
- Fadiga
Mudança no paladar e olfato;
- Pele seca;
- Fadiga

A saliva tem papel importante na mastigação e formação do bolo alimentar, favorecendo a deglutição e digestão; facilita a movimentação da língua e demais músculos; atua na proteção e limpeza dos tecidos bucais;  controla a microbiota bucal; mantém o equilíbrio do pH do meio, atuando na prevenção de cárie dental. Desta forma, qualquer alteração na sua composição ou fluxo pode contribuir para o desenvolvimento de muitos transtornos, tais como:

- Dificuldade ao mastigar e deglutir;
- Ardência da mucosa bucal;
- Língua dolorida ou rachada;
- Lábios ressecados;
- Úlcera ou infecções na cavidade oral;
- Candidíase;
- Mucosite;
- Gengivas muito avermelhadas;
- Halitose (mau hálito);
- Aumento súbito de cáries dentárias e /ou perda de dentes.


DIAGNÓSTICO:


Os sintomas da Síndrome de Sjögren podem se assemelhar aos de outras doenças como o lúpus eritematoso, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crônica, a fibromialgia, a esclerose múltipla, doença de Alzheimer, entre outras. Além disso, nem todo ressecamento pode resultar de Síndrome de Sjögren. Muitos medicamentos, incluindo os usados para tratamento de hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais podem causar secura nos olhos e na boca. Por isso, alguns testes e exames são de fundamental importância para se ter certeza de que o paciente é possuidor da SS. São eles:

- Biópsia das glândulas salivares e lacrimais;

-A medida da produção de saliva (fluxo salivar), exames das glândulas salivares e/ou biópsias das glândulas salivares secundárias localizadas nos lábios com o objetivo de determinar a presença de linfócitos (exames realizados por Cirurgiões Dentistas);

-Teste de Schirmer para medir a produção de lágrima e teste do corante Rosa Bengala com observação através de lâmpada especial para avaliar o filme de lágrima do olho (estes exames são feitos pelo Oftalmologista);

-Exame de sangue para marcadores específicos ou auto-anticorpos indicativos da Síndrome de Sjögren (SS-A ou SS-B). Estes testes não são definitivos, porque nem todas as pessoas com Sjögren apresentam resultados positivos para estes auto anticorpos (este exame é solicitado por um Reumatologista).


TRATAMENTO:



 Como em toda doença, o diagnóstico e a intervenção precoce são muito importantes no tratamento da SS e podem afetar o curso da doença. O tratamento depende de muitos fatores, dentre eles, os sintomas desenvolvidos e o seu grau de severidade. 

- Drogas anti-inflamatórias não esteroides (DAINS);

- Drogas anti-inflamatórias esteroides (DAIE);
- Imunossupressores;
- Drogas que aumentem o fluxo glandular;
- Colírios e lágrimas artificiais, de preferência sem conservantes;
- Saliva artificial;
- Hidratantes bucais e soluções para bochechos;
- Soluções hidratantes para a pele e nariz;


 SÍNDROME DE SJÖGREN X ORTODONTIA
A qualidade de vida é diretamente proporcional ao bem estar físico, emocional e espiritual do paciente. É importante que o portador de SS não apresente desconforto físico com relação aos sintomas. Para isso, existem tratamentos específicos e medidas paliativas que podem minimizar o desconforto, principalmente com relação à secura bucal e ocular, devolvendo ao paciente a capacidade de trabalhar e se relacionar socialmente de forma confortável. Devido aos sintomas de secura bucal, desconforto lingual, os portadores de SS devem evitar fazer uso de aparelhos que apresentem muito atrito com as mucosas, como os aparelhos ortodônticos convencionais, os quais se utilizam de brackets e fios para movimentação dentária. Os brackets, possuem aletas laterais e ganchos que em contato com as bochechas e lábios podem vir a causar ulcerações, devendo então dar  preferência a tratamentos mais simplificados que façam uso de alinhadores dentários removíveis ou em conjunto com seu ortodontista reavaliar a continuação do tratamento.









      SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06





←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário