Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quarta-feira, 15 de março de 2017

COMPONENTES DO APARELHO ORTODÔNTICO





Se seus dentes estão tortos ou se sua mordida desalinhada, pode ser o caso de se recomendar um tratamento ortodôntico. A  correção dos dentes é comumente realizada pelo uso de um aparelho ortodôntico fixo aos dentes.  Os aparelhos dentários possuem alguns componentes básicos que trabalham em conjunto para deixar os dentes mais alinhados e corrigir a mordida.


É importante saber os nomes e como funcionam os componentes do aparelho ortodôntico (dentário) fixo e dessa forma melhorar o entendimento do processo de correção dos dentes pelos quais os pacientes passam.


BRACKETS :
São pequenas peças metálicas ou cerâmicas coladas em cada dente. Eles servem como guias para mover os dentes . Fazem com que a força feita pelo arco seja transformada em movimentação.  Ficam em contato com os arcos através do uso de elásticos modulares ou podem ser auto-ligados que eliminam o uso dos elásticos modulares.  São mais comumente colados aos dentes na parte da frente, mas também podem ser colados na parte de trás dos dentes, nos chamados aparelhos linguais.





TUBOS:
São peças ortodônticas instaladas nos primeiros e segundos molares, que podem ser colados diretamente aos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas. Tem uma função semelhante a dos brackets, sendo que nos tubos podem existir um ou mais espaços destinados a colocação de outros tipos de aparelhos.


BANDAS:

A banda é um anel metálico colado em volta do dente, onde serão soldados os tubos, brackets ou outros acessórios do aparelho como botões. Devem ficar perfeitamente adaptadas ao dente para evitar desconfortos como deslocamentos em direção à gengiva, o que pode ocasionar desconforto e inflamações em volta do dente em que estão inseridas. Como em todos os componentes do aparelho é importante manter uma boa higiene no local, para evitar o acúmulo de restos alimentares, e desta forma prevenir surgimento de cárie dentária.


ARCO:
 O arco ou fio ortodôntico gera as forças que irão produzir a movimentação dentária que alinhará os dentes.  São feitos de várias ligas metálicas como níquel-titânio (Nitinol), titânio-molibidênio (TMA) e aço. início do tratamento os arcos/fios são mais leves  que com a progressão do tratamento são substituídos por fios mais calibrosos e rígidos.


GANCHOS E ELÁSTICOS:

Os ganchos são usados para a ligação dos elásticos, que são faixas de borracha, os quais ajudam a mover os dentes para as suas posições finais podem ser soldados ou encaixados nos fios ou fazerem parte dos brackets. Os elásticos auxiliam a movimentação ortodôntica. Se houver colaboração do por parte do paciente faz com que o tratamento seja mais eficiente e rápido. São muito utilizados para correção de mordida aberta, de linha média, para o descruzamento de dentes e para melhorar o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.

OUTROS ACESSÓRIOS:
Existem outros acessórios como botões, tubos linguais, molas abertas e fechadas, esporões, elásticos em cadeia (correntes), barras palatinas, mini-implantes, bite turbos, mini placas, mas não são utilizados em todos os casos.






















←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário