Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quinta-feira, 5 de maio de 2016

DOENÇA PERIODONTAL E ORTODONTIA







Atualmente observa-se uma grande e crescente procura pelo tratamento ortodôntico por parte dos adultos. Estes pacientes, algumas vezes, estão acometidos de doença periodontal que apresenta uma série de consequências desagradáveis.


A doença periodontal é uma reação inflamatória à presença bacteriana no periodonto. O periodonto é constituído dos tecidos que dão suporte aos dentes. São eles: gengivas, ligamento periodontal e ossos.
Um dos fatores importantes no desenvolvimento e agravamento da doença periodontal seria o mau posicionamento de dentes por propiciar uma maior retenção de placa bacteriana devido a uma maior dificuldade de higienização.
A doença periodontal caracteriza-se inicialmente por alterações de cor e textura nas gengivas, as quais se tornam avermelhadas e inchadas, sendo denominada de gengivite. Para em seguida, se não forem tratadas, se tornarem sem contornos e com sangramentos espontâneos ou durante a escovação. Seu agravamento, a periodontite, se caracteriza pelo surgimento de crateras no tecido ósseo chamadas de bolsas periodontais que em radiografias aparecem como uma diminuição da altura dos ossos maxilares.
Uma das consequências mais comuns da doença periodontal no paciente adulto é a mudança de posição e de inclinação para frente de um ou mais dentes. Sendo muito comum, na arcada superior, o surgimento de espaços entre os dentes.
O tratamento ortodôntico não deve ser iniciado antes de uma terapia apropriada que controle a inflamação. Usualmente, ela consiste em raspagens e alisamento das raízes para evitar o acúmulo de tártaro e curetagens para o controle da placa bacteriana na região das bolsas, não permitindo que a atividade microbiana torne-se ativa novamente. Este controle deve ser mantido antes, durante e depois do tratamento ortodôntico, e realizado por um periodontista, que irá avaliar a periodicidade das consultas de raspagem,  isto que existem pacientes que devem ter consultas em curtos intervalos de tempo devido à gravidade de sua condição.

Nestes casos, o tratamento ortodôntico tem como objetivo facilitar a reabilitação oral do paciente, sendo assim uma terapia auxiliar às necessidades odontológicas do paciente.
Forças leves e intermitentes são aplicadas nestes pacientes. Sendo sua magnitude proporcional às perdas ósseas presentes. Os intervalos para as consultas de ativação também variam de acordo com o paciente, mas tem geral elas ocorrem a cada 45 dias.
Os dentes serão mantidos na posição adquirida pelo tratamento ortodôntico pelo uso de uma contenção, e para estes pacientes elas podem ser temporárias, semi permanentes ou permanentes. De qualquer forma, é necessário que esta contenção seja fixa e por um longo período de tempo, com o objetivo de diminuir o surgimento de movimentos indesejáveis dos dentes para que se possam criar condições favoráveis para recuperação óssea.
Existem inúmeras vantagens para realização do tratamento ortodôntico em pacientes com problemas periodontais. Entre eles destacam-se: a melhora da higienização devido aos dentes estarem melhor alinhados, uma diminuição dos defeitos ósseos, melhora da mastigação e obtenção de espaço para instalação de implantes, ou um melhor ajuste de outros tipos de prótese.




      SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário