Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

terça-feira, 2 de agosto de 2016

PIERCINGS BUCAIS: RISCOS!




Os piercings colocados na região da bucal já tem anos de moda e são considerados uma forma de expressão individual como brincos, tatuagens e anéis. Possuem diferentes formatos e compreendem peças como pinos, tarraxas e argolas. Contudo, o piercing colocado na língua, lábios, freios labial e lingual ou na parte interna das bochechas envolvem riscos bem maiores dos que colocados em outras partes do corpo.

Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca,vale a pena ter alguns esclarecimentos:

Em primeiro lugar, deve-se saber se haverá por parte do profissional que irá instalar o piercing, condições de higiene e esterlização dos materiais perfurantes, já que este procedimento é geralmente realizado em estúdios de tatuagem.

Depois de instalado, deve-se diminuir a mobilidade do acessório: não brinque de torcer, girar, ou tocar o piercing com as mãos sem terem sido lavadas, pois estes hábitos aumentam o risco de de machucar a mucosa.

Certifique-se que não está mordendo o piercing. Isto pode levar a desgastes dentários ou fratura dos dentes.

Muito cuidado na hora de higienizar a boca. Após alimentar-se, retire-o e escove os dentes, use o fio dental, higienize a língua e, em seguida, escove o piercing antes de devolvê-lo ao local aonde está instalado.


Piercings linguais, apesar serem os preferidos de quem instala na boca, devem ser evitados, pois perfurar a língua é um procedimento traumático e pode levar a várias complicações tais como:

- hemorragia devido a grande vascularização da área.


- perda de sensibilidade.

- infecção devido a problemas de higienização e devido a maior parte dos microorganismos que vivem na boca estarem alojados na língua.

- obustrução das vias aéreas devido ao inchaço e inalação do metal.

- risco de contágio por HPV, HIV e hepatite C. Quanto maior for o tempo em que o acessório ficar com ele na boca, maior o risco de infecção.

- halitose (mau hálito).

- retrações nas gengivas.

- bolsas periodontais.

- e, em 100% dos casos das pessoas que colocam piercings na língua, ocorrem alterações histológicas que podem levar a alguns tipos de câncer.



A melhor coisa a fazer é desistir do piercing em uma área tão frágil do corpo como a língua. Mas se você não resistir, pelo menos, seja extremamente cauteloso nos cuidados de higiene.

                       SBS QUADRA 2 ED. EMPIRE CENTER SALA 604 – BRASÍLIA-DF TEL.: (61) 3323 22 20 E CEL.: (61) 98169 34 06 



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário