Ter um belo sorriso ao final do tratamento ortodôntico é a preocupação principal da maioria dos pacientes. Porém muitos não gostam do famoso “sorriso metálico” que tradicionalmente vem acompanhado do tratamento ortodôntico. Muitos se preocupam também com a aparência durante o tratamento. Pacientes preocupados com a aparência do sorriso dada pelos aparelhos ortodônticos de metal podem optar pelo uso de um aparelho estético que possuem uma maior discrição com um menor impacto social.
A evolução dos materiais ortodônticos, técnicas de tratamento e as preocupações estéticas dos aparelhos constituíram um grande avanço na ortodontia.
Os brackets estéticos são mais indicados para pacientes adultos e adolescentes, que não querem fazer uso de aparelhos metálicos.
No entanto, trata-se de um material com características particulares com as quais o ortodontista deve estar familiarizado para que possa utilizá-los com consciência de suas limitações aproveitando suas qualidades para indicar os casos mais favoráveis para o tratamento com brackets estéticos. Pois existem sim limitações ao uso dos brackets estéticos. Por serem constituídos em sua grande maioria de materiais mais duros, possuem maior probabilidade de sofrerem fraturas. Nos casos em que o ortodontista necessite fazer torques (torções nos fios) os aparelhos estéticos não possuem uma boa indicação, pois as peças podem fraturar-se em função da força aplicada ao bracket. Também nos casos em que a necessidade de extrações se faça presente, a escolha destes aparelhos não será a melhor, pois a força necessária para que o atrito seja rompido e o movimento seja iniciado é bem superior nos aparelhos estéticos que nos metálicos, causando um aumento no desconforto para o paciente.
Por serem constituídos de um material friável (sujeito a quebras) são mais volumosos que os metálicos. Além disso, pela constituição do seu material, são mais duros do que o esmalte dentário, o que pode causar facetas de desgaste se houver contatos prematuros entre o bracket e o dente.
Alguns dos brackets estéticos mais modernos apresentam uma caneleta metálica (local por onde passa o fio) com o intuito de diminuir os problemas friccionais. Podendo também se apresentar na forma de aparelhos auto ligados. Devendo este tipo a escolhido se o tratamento for mais longo ou se utilizar mecânicas de deslize.
As ligaduras, mais conhecidas como borrachinhas também são transparentes, mas facilmente ficam amareladas devido aos pigmentos existentes nas comidas e bebidas, podendo manter uma boa aparência dependendo dos hábitos alimentares dos pacientes. Por isso é importante que o paciente busque o consultório sempre que achar necessário substituir as ligaduras.
TIPOS DE APARELHOS ESTÉTICOS
Aparelho estético de policarbonato | Resina plástica
São de um material pouco resistente, que muitas vezes sofrem desgastes durante as profilaxias, que pigmentam com facilidade com alto índice de descolamento e quebra dos brackets. Apresentam pobre controle da movimentação e deformação dos brackets quando submetidos à força ortodôntica.
Aparelho estético de cerâmica | Brackets Policristalinos
São os brackets de cerâmica comum, compostos pela aglutinação de vários cristais cerâmicos. Têm o aspecto esbranquiçado como a cor dos dentes e uma estética bastante agradável.
Aparelho estético de Safira | Brackets Monocristalinos
São os famosos brackets de Safira. Não deixam de ser brackets cerâmicos, porém são produzidos a partir de um único cristal cerâmico, o que o deixa com um aspecto transparente, semelhante ao vidro. Por isso, são os aparelhos mais estéticos do mercado, mimetizando-se a qualquer cor dentária do paciente.
Finalizando, a escolha por um bracket estético, deve ser feita em conjunto com o ortodontista, o qual irá lhe informar se o caso permite ser tratado com este tipo de peças, para tornar o tratamento mais rápido, confortável e agradável.
SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
0 comentários:
Postar um comentário