Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

terça-feira, 3 de maio de 2016

TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS CONFORTÁVEL: FIOS TERMO ATIVADOS



A mecânica ortodôntica é baseada no princípio da acumulação de energia elástica e sua transformação em trabalho mecânico, por meio da movimentação dos dentes. A cada ajuste do aparelho esta energia é armazenada e distribuída através força imprimida aos brackets, que são as peças do aparelho ortodôntico coladas aos dentes.
Os fios ortodônticos são os responsáveis pela ativação dos aparelhos, uma vez que são inseridos em todos os brackets (pecinhas do aparelho) distribuindo assim a força para movimentação ortodôntica.


 Após a instalação de qualquer aparelho, seja removível ou fixo, o paciente passa por um período de adaptação, que varia de acordo com a severidade da má oclusão e com a idade do paciente. Este período pode variar de 2 a 7 dias. Nele, o paciente irá sentir uma certa pressão sobre os dentes, o que irá acarretar em sensibilidades, devido às alterações celulares que ocorrem nas regiões subjacentes à raiz dos dentes.

Para diminuir este período de adaptação, a ortodontia foi buscar na engenharia aero espacial novas tecnologias na manufatura de fios, a fim de torna-los mais efetivos no que diz respeito aos dentes e tecidos de suporte com isso surgiram os fios termo ativados.

Os arcos ortodônticos termo ativados são ativados pelo calor da temperatura bucal. Sendo um tipo de arco ortodôntico de Nitinol. Seu nome vem dos principais metais de sua composição (níquel e titânio) e do laboratório no qual foi desenvolvido .o NOL , é uma abreviatura de Naval Ordinary Laboratory, que é um dos  laboratórios de desenvolvimento de pesquisa da marinha americana.

Diferentemente dos fios de Nitinol tradicionais, os termo ativados passam durante sua confecção por processos de acréscimo de maiores quantidades de níquel e de outros metais que podem variar, durante os processos de aquecimento e esfriamento das ligas, o que altera sua estrutura molecular.

Estes fios são fáceis de encaixar nos brackets devido ao fato de serem super-elásticos. São denominados também de biocompatíveis, pois, quanto mais são deflexionados (entortados), liberam forças mais leves e contínuas.  Alguns desses fios já conseguem proporcionar até 3 diferentes níveis de forças dependendo da área do arco em que se encontram o que torna o tratamento mais preciso e com menos efeitos colaterais diminuindo os índices de reabsorções radiculares, que é uma das consequências mais comuns em pacientes tratados ortodonticamente.

Sua utilização em conjunto com acessórios de última geração, como os brackets auto-ligáveis e técnicas adequadas, propiciam a uma redução do tempo do paciente na cadeira do ortodontista, e a uma grande diminuição da dor, tornando o tratamento ortodôntico mais confortável.



      SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário