Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

terça-feira, 31 de maio de 2016

MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS




Um tratamento que seja mais rápido e menos incômodo é
o sonho de qualquer pessoa que necessite de tratamento
ortodôntico...




Se, além disso, o tratamento apresentar uma maior eficiência, melhor ainda. É justamente em busca disso que a Ortodontia tem evoluído, sempre atrás de melhores resultados para seus tratamentos.

Uma destas novidades é  a utilização de mini-implantes. Não há congresso ou curso onde este tema não seja amplamente debatido.

Em Ortodontia, o movimento do dente acontece em razão da aplicação de força. Quando uma força é aplicada a um dente, este se move. Ocorre que, de acordo com a terceira Lei de Newton, para toda ação, existe uma reação, ou seja se aplicamos 100g de força a um dente utilizando outro como apoio, este outro também sofrerá a ação de 100g de força.

Durante um tratamento ortodôntico realizam-se centenas de pequenos movimentos.

Os ortodontistas estão acostumados a usar dentes e aparelho auxiliares, tanto dentro da boca quanto fora dela. Estes métodos são limitados porque necessitam de alguma colaboração por parte do paciente, o que pode dificultar ou impedir que os objetivos do tratamento sejam atingidos.

Um ortodontista capacitado e conhecedor dos princípios de física mecânica, saberá controlar os movimentos desejados e indesejados utilizando um princípio ortodôntico conhecido como ancoragem, que consiste basicamente em utilizar um grupo de dentes como apoio para movimentar um dente ou um menor grupo de dentes, fazendo com que as reações às aplicações de força sejam minimizadas.

Até recentemente haviam poucas alternativas para apoio que não fosse nos próprios dentes. A mais conhecida  delas é o aparelho extra-bucal, conhecido como “freio de burro”, o qual hoje enfrenta grande resistência de uso por grande parte dos pacientes.

Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem/apoio. Visto que os mecanismos ortodônticos de suporte localizam-se na estrutura óssea, e não em dentes ou aparelhos auxiliares. Os parafusos são instalados sem qualquer incomodo na maxila , na mandíbula  ou no palato do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e tornando mais ágil o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a ideia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão semântica, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo.





      SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário