A necessidade do paciente e as características do seu caso clínico determinam o tipo de aparelho e mecânica a ser utilizada pelo ortodontista. Comummente os brackets metálicos são os mais indicados pelos ortodontistas, com a obtenção de resultados favoráveis, embora muitos pacientes os considerem antiestéticos. Devido a isso, principalmente os adultos não se animam com o tratamento ortodôntico ou desistem do tratamento após curtos períodos.
A Ordodontia com foco em adultos foi desenvolvida quando um público não infanto-juvenil começou a procurar por tratamentos ortodônticos para resolverem problemas de posicionamento dentário. Porém , mesmo percebendo a necessidade de melhorar o alinhamento dos dentes são pacientes que não se adaptam ou não querem realizar tratamentos com aparelhos fixos..
Os alinhadores transparentes são uma novidade nos tratamentos ortodônticos que tem agradado bastante estes pacientes já que os mesmos podem sorrir de forma despreocupada durante o tratamento.
Este aparelho consiste em uma estrutura removível desenvolvida em acetado transparente rígido, moldado através do formato dos dentes do paciente. Como são confeccionados de forma individualizada, o encaixe desta estrutura com os dentes é considerado praticamente perfeito, e quase imperceptível aos olhos.
Essa estrutura não faz uso de fios ou brackets (pecinhas dos aparelhos) e, além de não influenciar no visual do paciente, é bastante confortável e de fácil higienização, já que pode ser removido dos dentes para ser escovado, sendo substituídos a cada cada 15 dias de uso, aproximadamente.

O tempo de tratamento varia tanto quanto um tratamento convencional, diretamente proporcional à gravidade do problema. O tempo mínimo tem sido cinco meses, e pode se alongar até quatro anos. Para um tratamento sem que o paciente desanime, um período de até 18 meses é o mais indicado.
Esse sistema tem indicação para um grande número de maloclusões, mas depende da habilidade do ortodontista em planejar o caso e a sua experiência com a técnica. Os casos mais comuns são os de apinhamentos dentários, tanto na arcada superior quanto na arcada inferior. Com suficiente conhecimento da técnica e eventualmente alguns aparatos auxiliares no tratamento, boa parte das mordidas erradas podem ser corrigidas por este método.
Como em toda Ortodontia, a eficácia deste tratamento é diretamente ligada ao comprometimento do paciente, que deve usar cada alinhador por volta de 20 horas por dia.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS ALINHADORES INVISÍVEIS:
- Correção de diastemas dentários (espaços entre os dentes)
- Correção de apinhamentos moderados ( dentes tortos)
- Recidivas de tratamentos Ortodônticos
- Finalizações de tratamentos Ortodônticos (Evitando dobras de finalização)
- Finalizações de Reabilitações protéticas (Evitando facetas compensatórias e trabalhos com resinas)
- Contenções encapsuladas.
- Fechamentos de Mordidas (Utilização de elásticos)
SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
0 comentários:
Postar um comentário