Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CUIDADOS ANTES DE SE COLOCAR O APARELHO ORTODÔNTICO


A ortodontia é uma das técnicas mais utilizadas pelos cirurgiões-dentistas para correção do mau posicionamento dos dentes na boca e os aparelhos fixos e móveis são as ferramenta usadas para esta finalidade. Para surtir o efeito desejado, o aparelho ortodôntico  necessita de comprometimento, preparação e ajustes no estilo de vida do futuro paciente.


A correção do mau posicionamento dos dentes é um dos principais fatores que levam os pacientes aos consultórios dentários. O uso de aparelho ortodôntico para alguns pacientes pode até significar moda ou status, mas deve ser encarado como um tratamento dos mais sérios pois nele estão envolvidas estruturas nobres do corpo que serão submetidas a forças, esforços e rompimento de posição de equilíbrio. Para que o tratamento ortodôntico possa transcorrer da forma mais tranquila possível, seguem abaixo alguns cuidados que os futuros pacientes devem ter:

EXAME CLÍNICO:
A primeira coisa a ser feita, caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com aparelho fixo, é consultar um ortodontista para que ele possa através do exame clínico direto na boca do paciente verificar se há ou não necessidade de um tratamento ortodôntico naquele momento. Serão observados também a presença de cáries, inflamações nas gengivas, presença de perda óssea, ausência prévia de dentes, doenças bucais ou sintomas de doenças sistêmicas.
Se a condição bucal do paciente não estiver adequada não é indicado se iniciar um tratamento ortodôntico. Gengivas saudáveis e dentes íntegros e com restaurações  em boas condições são pré-requisitos para o início do tratamento ortodôntico.
Após o exame clínico inicial, o ortodontista irá requisitar exames radiográficos e a documentação ortodôntica. Nos exames radiográficos serão avaliados a condição dos dentes que irão ser submetidos à movimentação ortodôntica, presença de tártaros sub gengivais, quantidade de osso circundante, presença de lesões, reabsorções dentárias, patologias ósseas, cáries interdentais que muitas vezes não aparecem a olho nu, número de dentes presentes, posicionamento dos terceiros molares (sisos), presença de adenoides, maturação esquelética.

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA:
A documentação ortodôntica são um conjunto de exames que junto com as radiografias, consistem em fotografias, modelos de gesso dos dentes para estudo, traçados cefalométricos e em alguns casos tomografias. É através do conjunto de informações colhidas na documentação e das expectativas dos pacientes do tratamento que se torna possível a elaboração de um plano de tratamento ortodôntico.  É a documentação que possibilita o tratamento seguir um rumo correto para alcançar os objetivos do tratamento ortodôntico.

PREPARO EMOCIONAL:

Prepare-se emocionalmente. O aparelho é um grande compromisso, impõe inúmeras mudanças de estilo de vida, e ainda modifica a aparência de quem o usa — drasticamente, em alguns casos. Se a ideia de pôr aparelhos causa apreensão, concentre-se nos benefícios de que você desfrutará a longo prazo, entre eles:
Dentes endireitados;
Saúde bucal melhorada;
Mais autoestima.

CONVERSAR SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE APARELHOS EXISTENTES:
Existem atualmente vários tipos diferentes de aparelhos ortodônticos que podem ser usados nos tratamentos ortodônticos. Uma conversa com o ortodontista pode ajudar a esclarecer quais são os mais indicados para a correção do seu caso.
Aparelho de metal ou tradicional: é o mais visível, mas você tem mais liberdade quanto à cor das peças e dos elásticos.
Aparelho de cerâmica: branco ou de cor igual à dos dentes. Menos evidente que o anterior, mas, sem os cuidados apropriados, mancha com facilidade.
Aparelho auto-ligado: pode ser tanto metálico como de cerâmica. Proporcionam tratamentos mais confortáveis, e mais rápidos devido a possuírem uma quantidade menor de atrito entre os componentes constituintes do aparelho necessitando de menos força para realizar a movimentação dentária.
Aparelho lingual: preso às faces internas dos dentes. Menos visível, mas requer cuidados mais difíceis. Não é uma opção em casos mais graves.
Invisalign: uma fileira de 18 a 30 moldes plásticos que deve ser substituída a cada duas semanas. É uma opção mais lenta e menos agressiva, mas é danificada ou perdida com mais facilidade pelo paciente. Também não é uma opção em casos graves.

CUIDADOS COM A HIGIENE:
Após a colocação do aparelho fixo, a limpeza dos dentes se torna mais difícil e muito trabalhosa, sendo necessário redobrar a atenção com a higienização bucal, a fim de evitar o surgimento de cáries e problemas com a gengiva. Assim, será necessário utilizar escova de dentes especial, ultramacia, que contenha uma fossa  central capaz de atingir os brackets e limpá-los. Além disso, você precisará de uma escova interdental, para a limpeza entre os arcos, e de passa fio, para facilitar o uso de fio dental.

CUIDADOS ALIMENTARES:
Além dos cuidados com a higiene, é importante que o paciente também cuide da alimentação, pois alguns alimentos podem dificultar a higienização e outros podem danificar o aparelho fixo. Assim, evite alimentos grudentos e açucarados, como gomas de mascar e balas, pois os resíduos desses alimentos podem se alojar entre os componentes do aparelho e favorecerem o desenvolvimento de bactérias. Alimentos duros e fibrosos também devem ser evitados, devido à possibilidade de causarem danos ao aparelho e quebrar seus componentes, algo muito comum entre as pessoas que utilizam aparelho fixo. Assim, opte por alimentos macios ou bem cortados. E não se esqueça de que há coisas que um portador de aparelho nunca deve comer:
Doces pegajosos (chicletes, caramelos, balas etc.);
Gelo;
Pipoca e sementes oleaginosas;
Doces duros;
Aipo e outros alimentos fibrosos;
Pães de casca dura.

Por fim, vale a pena ressaltar que os primeiros meses do tratamento exigem muita paciência, pois o processo pode ser doloroso e de difícil adaptação, causando alguns desconfortos ao comer e até mesmo para falar. No entanto, esse é um dos procedimentos ortodônticos mais eficientes e que trazem grandes benefícios ao final do tratamento.

                                                   SBS Quadra 2, Ed. Empire Center sala 604. Brasília-DF Tel.: (61) 3323 22 20


0 comentários:

Postar um comentário