Dentes mal posicionados são bastante comuns, e apesar de muitas pessoas relacionarem a solução desta situação ao tratamento ortodôntico, este nem sempre é a única alternativa para resolver estes casos. A causa deste mal posicionamento dentário pode ser a desarmonia entre os ossos onde os dentes ficam (maxila e mandíbula) A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), também pode ser uma das indicações dadas pelos ortodontistas, e um dos aparelhos mais comumente utilizados nesses casos é o Bionator de Balters.
o Bionator de Balters é um aparelho funcional mais comumente utilizado durante o final da dentadura decídua e na dentição mista a para correção da má oclusão de Classe divisão 1, quando esta é causada por uma posição mais retruída ( para trás) da mandíbula.
Ele age promovendo a protrusão (levar para frente) da mandíbula através estímulos fisiológicos do próprio organismo com o objetivo de normalizar a função e o posicionamento da mandíbula.
Sua ação tem aspectos ortodônticos (dentários) e ortopédicos (músculos, ossos e nervos).
seu criador Whilhelm Balters estabeleceu alguns objetivos a serem alcançados com o uso do Bionator:
1) Conseguir o fechamento dos lábios e levar o dorso da língua entrar em contato com o palato mole. 2) Aumentar o espaço oral e treinar a sua função.
3) Levar durante o seu uso os incisivos para uma relação de topo a topo (que as bordas dos 4 primeiros dentes superiores e inferiores fiquem se tocando).
4) melhorar o relacionamento dos ossos maxilares (maxila e mandíbula) , da língua, da dentição e dos tecidos moles circundantes.
Existem alguns tipos de Bionator, são eles:
Com proteção incisal inferior - Tem a mesma utilização do aparelho original, porém
com a capacidade de evitar a extrusão dos incisivos inferiores;
Fechado - Usado para
correção das mordidas abertas. Propicia uma
função e postura normais para a língua. busca impedir a pressão ou interposição da língua nos dentes, através de uma extensão do acrílico
na região anterior ou com uma grade palatina colocada nesta região para corrigir a mordida aberta;
Invertido - Usado nos
pacientes com a má oclusão de Classe III, para corrigir o prognatismo mandibular (mandíbula para frente)
Diferentes metodologias de estudo demonstram que o uso do aparelho Bionator
de Balters é eficiente no tratamento da má oclusão de classe II em pacientes na fase de
crescimento.
Entre outros benefícios, este aparelho pode alterar o crescimento condilar e
promover remodelação do osso mandibular levando a mandíbula para uma posição mais
anterior, melhorando assim, o perfil dos pacientes com retrusão mandibular. Assim como todos os demais aparelhos funcionais, sua melhor indicação de uso é durante o surto de crescimento puberal.
Dr. Maurício Barbosa Dias - Ortodontista SBS Quadra @ Ed. Empire Center, sala 604 Brasília- DF Tel.: (61) 98169 34 06