Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

15 MITOS SOBRE APARELHOS ORTODÔNTICOS QUE TODO ADOLESCENTE DEVERIA SABER





Adolescentes que irão colocar aparelho me perguntam sobre várias dúvidas de qual vai ser o impacto do tratamento em suas vidas. Abaixo vai uma lista bem interessante sobre o que já me foi perguntado sobre o assunto:

1) O aparelho irá acionar o detector de metais no aeroporto?
Não.  A composição metálica do aparelho ortodôntico é diferente daquela que os  inspetores de segurança aeroportuária procuram. Então dificilmente seus braquetes e fios irão acionar o detector de metais .

2) Seus braquetes não irão enferrujar
Metal e água significam ferrugem, certo? Não  o tipo de metal usado para fazer as peças do seu aparelho. Feito com uma liga de titânio, seu aparelho não irá enferrujar, quer você os use por seis meses ou três anos.

3) O aparelho interfere nas ondas de rádio?
O tipo de metal usado para fazer os componentes do aparelho ortodôntico podem parecer com o que a antena do seu rádio é feita, mas não o são, então o aparelho não irá conduzir sinais de rádio (embora seria bem legal se eles fizessem isso).

4) Não se pode tocar instrumento de sopro com aparelho?
É possível tocar  instrumentos de sopro trompetes, saxofones, fagotes durante o tratamento com aparelho . Contudo, haverá a necessidade de um período de adaptação.

5) Se eu beijar outra pessoa que faz uso de aparelho dentário, existe o risco de eu ficar enganchado no aparelho da outra pessoa?
Esta é uma situação bem comum de aparecer em filmes em pessoas que usam aparelho. Mas a verdade é que a chance de isso acontecer é praticamento impossível. As peças dos aparelhos atuais são de tamanho menor e ainda possuem cantos arredondados.

6) Eu não posso praticar esportes usando aparelho
Muitos pacientes  ainda acreditam nisso. Mas a verdade é que assim que você colocar um protetor bucal será seguro praticar qualquer esporte durante o seu tratamento.

7) A correção feita pelo aparelho é permanente?
Os aparelhos são uma das formas mais eficazes de endireitar os dentes, mas os dentes começarão a voltar à posição original se você não usar as contenções após a remoção dos braquetes da forma orientada pelo ortodontista.

8) O aparelho atrai peixes?
Algumas pessoas acham que não podem praticar mergulho ou nadar em rios ou no mar  porque seus aparelhos atrairão a atenção de peixes que são atraídos naturalmente por objetos brilhantes. Não se sabe como esse boato surgiu, mas não é verdade.

9) O aparelho ortodôntico interfere em dispositivos eletrônicos?
Como no caso do sinal de rádio , seu aparelho não conduzirá nenhum do sinais emitidos por qualquer um de seus dispositivos eletrônicos, de MP3 players a televisores e computadores. Você não precisa se preocupar!

10) É mais fácil ser atingido por um raio quando se usa aparelho dentário?
Este é um daqueles mitos sobre aparelhos que circulam apenas para assustar as pessoas que têm aparelho. É falso. Não é mais provável que você seja atingido por um raio se estiver usando braquetes.

11) Meu aparelho sempre doerá.
Isso é algo que as pessoas que usaram aparelho ortodôntico frequentemente dizem às pessoas que não usaram aparelho ortodôntico, mas a verdade é que o aparelho não deve doer. Ele pode ser um pouco desconfortável, mas não ao ponto de incomodar de mais.

12) Você precisará mudar o seu fio a cada consulta.
Não. A consulta serve para o ortodontista avaliar como foi a movimentação da consulta anterior. Se os seus dentes não tiverem se movido como deveriam, ou se você estiver chegando ao fim do tratamento, o ortodontista pode decidir deixar o mesmo fio por mais tempo.

13) Meus sisos vão estragar meus dentes.
Se você já usava aparelho ortodôntico ou tem aparelho nos dentes agora, pode estar preocupado com a entrada dos dentes do siso. Seu ortodontista lhe dirá se você tem ou não espaço para esses dentes extras ou como ele afetará o plano de tratamento pretendido.

14) Eu não tenho que usar meus elásticos.
Muitos pacientes ignoram o que o ortodontista lhes disse e determinam por si mesmos com que frequência devem usar seus elásticos. Isso atrasará seu tratamento e também poderá causar perdas ósseas e reabsorções das raízes dos dentes.

15) Os aparelhos demoram muito tempo.
É um mito comum que as pessoas têm que usar aparelho por um tempo muito longo. A duração média do tratamento é de apenas dezoito meses!


Dr. Maurício Barbosa Dias Ortodontista CRO-DF 4821 I.E 3733
SBS Quadra 2 Ed. Empire Center, sala 604. Brasília-DF Asa Sul Tel.: (61) 3323 22 20 (61) 98169 34 06
SCN  Quadra 5 Brasília Shopping Torre Norte sala 1320. Brasília-DF Asa Norte Tel.: (61)3548 82 68, (61)98384 85 29



terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

DIASTEMAS: ESPAÇO ENTRE OS DENTES





As opiniões são divididas: para uns é charme, para outros defeitos. Mas uma coisa é certa! Eles não passam desapercebidos. Ainda mais se forem na parte da frente da boca.

O desejo da maioria das pessoas é ter um sorriso bonito, bem cuidado e harmônico. A ideia de sorriso perfeito corresponde, hoje em dia, a um sorriso branco, saudável, e no qual os dentes se encontram perfeitamente alinhados, não havendo qualquer espaço entre eles. Fatores como a má higiene bucal e ficar muito tempo sem ir ao dentista, ajudam a deixar o sorriso descuidado. No entanto, existem situações em que o paciente não depende só de sua boa vontade para manter o sorriso em dia e os diastemas costumam ser uma queixa frequenta no consultório.
Os diastemas são o espaço ou a ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos. Podem acontecer em qualquer parte da arcada dentária, superior ou inferior. Mas, o local mais comum é entre os incisivos centrais superiores, os dois dentes da frente da parte de cima.
São considerados normais na dentição de leite, uma vez que, os dentes de leite são em menor número que os dentes permanentes e também menores em tamanho, sendo assim, a garantia de que existirá futuramente espaço para a erupção da dentição permanente. Na dentição mista, a situação também pode acontecer, mas na maioria dos casos, cerca de 82%, o fechamento é espontâneo e não é preciso intervir. Contudo, a existência deles nos dentes permanentes nem sempre é um resultado estético aceitável e aproximadamente 22% dos adultos apresentam diastemas em linha média.
Sua etiologia esta frequentemente relacionada a anomalias de tamanho e forma dos dentes e a discrepâncias entre dentes e ossos. Contribuem para diastemas fatores como hereditariedade, freio labial persistente, fusão imperfeita da linha média, uma mordida profunda na qual os dentes de cima cobrem em excesso os de baixo, agenesias ( ausência pela não formação dos dentes), dentes supranumerários, odontomas, cistos, fissuras palatais e hábitos nocivos como empurrar os dentes com a língua ou por um anormal movimento de deglutição.
Muitos pacientes relatam que, com o passar dos anos, seus dentes da frente que antes eram juntos, se separaram, isso é decorrente da falta de instabilidade posterior causada por perdas dentárias posteriores que acabam transferindo a atividade mastigatória para os dentes anteriores, forçando os dentes a se abrirem.
A presença de diastema pode interferir, esteticamente, quando presente na região anterior e até causar problemas de dicção; funcionalmente causando migrações dentárias patológicas, e periodonticamente pela falta de proteção à gengiva subjacente causada pela ausência de ponto de contato.
A decisão de tratar ou não o diastema, normalmente, vêm por alguma situação estética ou psicológica e o tratamento pode ser discutido depois que seu dentista determinar a razão do diastema. Dependendo da  origem, a solução para resolver os diastemas será diferente. Existem diversas opções de tratamento para o problema e cada caso necessita de um diagnóstico específico.
Se a causa for o freio labial de tamanho anormal, deve-se consultar um periodontista e considerar a possibilidade de passar por uma frenectomia. Trata-se de um procedimento extremamente simples, que envolve o corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade. Na criança, a frenectomia pode fazer com que o espaço se feche por si mesmo. Nos adolescentes e adultos, a eliminação do espaço pode exigir o uso de aparelho ortodôntico.
Em casos de diastemas originados por excesso de espaço no maxilar ou pela extração de dentes supranumerários a solução pode ser o tratamento ortodôntico, confecção de facetas laminadas em cerâmica, coroas de porcelana ou coroas dentárias que alteram a forma do dente de maneira a ocupar melhor os espaços existentes, ou de forma mais simples, mas menos duradoura, através de simples restaurações dentárias com resina composta.
 Se você apresenta diastemas e eles te incomodam, converse com seu dentista sobre a causa. É possível corrigir e tornar o seu sorriso único e mais bonito através de várias técnicas, todas elas válidas e que proporcionam um ótimo resultado final.


Quais As Opções Para O Meu Diastema?


· Manter o diastema?
· Restaurações com resina composta?
· Facetas de porcelana ou resina?
· Próteses fixas ou removíveis?
· Implantes?
· Iniciar um tratamento ortodôntico que movimente os dentes para o fechamento do espaço?


Dr. Maurício Barbosa Dias
SBS Quadra2 Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF
Tel.: (61) 3323 22 20 e (61) 98169 34 06


quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

SENTIR OS DENTES MOLES DURANTE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO É NORMAL?






Acabei de  instalar o aparelho e sinto os meus dentes moles!

Este comentário é bastante frequente em quem faz uso de aparelho ortodôntico, sendo principalmente percebido em pacientes em início de tratamento.Será que isso realmente acontece ou é impressão?


OS DENTES REALMENTE FICAM MOLES?

Para explicar melhor o que acontece é bom entender como ocorre a movimentação dentária resultante do uso de aparelho ortdôntico. Os dentes não ficam em contato com os ossos. Então, para que os dentes fiquem fixos  na boca  existe uma estrutura chamada de ligamento periodontal, o qual liga os dentes aos ossos. O ligamento periodontal é composto de  finíssimas e inúmeras pequenas fibras que ficam imersas em líquido e que tem a função de agirem como amortecedores  das forças mastigatórias. Durante a mastigação este ligamento se contrai e expande  rapidamente não causando nenhum desconforto para as pessoas, mas quando um ortodontista aplica uma força   com o objetivo de movimentar um dente há um extravasamento do líquido para os ossos e forças de tração e pressão são geradas sobre os dentes. Esta força provoca uma pequena reabsorção óssea ao redor das raízes dos dentes, possibilitando que eles se movimentem na direção da força aplicada. Por  isso é bastante comum que os pacientes sintam  dores e seus dentes moles e com alguma mobilidade durante alguns dias.









Algumas vezes esta sensação de dor e mobilidade pode  se extender até a consulta seguinte. Isso pode acontecer porque durante o processo de movimentação, os dentes vão se alinhando lentamente podendo surgir  contatos prematuros entre dentes que ainda não se alinharam e nivelaram na posição desejada.

EXISTE RISCO DOS DENTES CAÍREM?

A notícia boa é que não!   Esta situação é passageira pois com o devido tempo o processo inflamatório cessa e a dor e mobilidade também devido a reorganização dos ligamento periodontal.
Contudo, a colocação de um aparelho dentário deve ser feita por um ORTODONTISTA pois saberá quando e quanto de força aplicar e avaliar a saúde dos tecidos que envolvem o dente ( gengiva, ligamento e ossos)  pois um tratamento mal realizado pode sim levar perdas dentárias e de inserção óssea.


Dr. Maurício Barbosa Dias - Ortodontista
SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604 Tel.: (61) 3323 22 20 e (61) 981693406







←  Anterior Proxima  → Página inicial