APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO
VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO
VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO
VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO
VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO
VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
terça-feira, 28 de março de 2017
DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO ORTODÔNTICO
Aparelhos dentários podem ser um balde de água fria na auto-estima feminina. Embora as opções existentes hoje tenham melhorado principalmente nas últimas 2 décadas, eles ainda são aparentes em diferentes níveis e nem todas as mulheres se sentem confortáveis e confiantes durante o período do tratamento.
E para uma garota que começa uma faculdade, um novo trabalho, ou apenas sente-se intimidada pela presença dos brackets devo dizer que existe várias maneiras de você ficar bem com ou sem maquiagem durante o seu tratamento ortodôntico.
E como não domino o assunto, mas me preocupo com o bem estar físico e psicológico de minhas pacientes perguntei para algumas pacientes maquiadoras de alguns dos principais salões da cidade no que elas podiam ajudar nesse assunto vejam só o que elas resumiram:
UMA IDEIA EQUIVOCADA SOBRE APARELHO ORTODÔNTICO
Usar aparelho dentário pode parecer algo que somente os adolescentes fazem. Mas o número de mulheres adultas que têm de usar aparelho fixo tem aumentado muito e já a alguns anos e, o que foi considerado um tabu, é agora tendência. E muitas mulheres que estão indo colocar aparelho fixo acham que por causa dele seu sorriso não fica bonito. Isso não é verdade! Quando sorrimos ele aumenta o seu valor facial, mostrando a sua preocupação com seu bem-estar e vaidade. Quando sorrimos, exalamos felicidade, alegria e amor. Então moças e senhoras de aparelho: sorriam!
DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO FIXO
LÁBIOS: É tão importante manter seus lábios hidratados durante o uso do aparelho pois ele já chama a atenção em direção a boca. Evite deixá-los ressecados, e descamados usando um hidratante labial antes de dormir e carregando-o na bolsa durante o dia. Se você já tiver alguma descamação, deve-se molhar com água morna uma toalha e esfregar suavemente com movimentos circulares sobre os lábios antes de aplicar o hidratante.
Os batons com cores fortes e gloss chamam a atenção para os lábios por isso devem ser evitados. Então, se você quer disfarçar a aparência das peças e fios, a dica é desviar a atenção dessa área. Pigmentos rosados e amarronzados (até dois tons abaixo da cor da sua pele) e nudes são boas opções. Para dar um toque mais charmosos, aposte nas versões mates desses batons.
Se você faz questão e não quer abrir mão dos batons escuros, a dica é produzir um make mais dramático também nos olhos, assim você "divide" a atenção nas duas áreas.
Batom nos dentes: dica para evitar que isso aconteça
Quem usa aparelho, provavelmente já notou que o atrito das peças com o interior dos lábios aumenta as chances de eles esbarrarem no batom e acabarem manchando os dentes. Para não correr o risco, aplique um pouco de corretivo líquido e pó compacto nos lábios antes de aplicar o batom – isso deixa o pigmento mais seco, o que impede que ele escorra ou transfira para os dentes.
PELE: Certifique-se que sua pele esteja impecável. Se for o caso, escolha uma boa base ou BB cream. Usar corretivo em cicatrizes, olheiras. Elas disseram que é preferível um rosto mais natural do que um efeito que chamaram de cakey na pele, uma vez que você já estará usando os brackets do aparelho fixo o que fará que as duas coisas chamem à atenção. A escolha deve ser feita com base no tom de pele da pessoa e um blush discreto para dar um tom saudável ao rosto.
OLHOS: Eles são a estrela principal, onde toda a atenção deve ser focada ao invés da boca que vai estar mais apagada. O momento é perfeito para apostar em uma maquiagem com olhos mais marcantes. Se a produção for para um evento durante o dia, sombras em cores mais claras ou amarronzadas garantem um visual sóbrio e elegante, que pode ser finalizado com algumas camadas de máscara de cílios para deixar o olhar mais penetrante. As mais ousadas, no entanto, podem investir sem medo em cores vibrantes, como azul, verde ou roxo nas sombras, lápis ou delineador, criando uma maquiagem divertida e inusitada. As adeptas de um estilo mais vintage podem lançar mão de delineador e fazer um “olho de gatinho”, o que pode deixar o visual mais elegante e misterioso o que elimina de vez o ar angelical do aparelho.
Esta dica não tem nada a ver com a maquiagem. Para as garotas e mulheres, enquanto estiverem usando o aparelho fixo é que a melhor maquiagem que vocês podem usar é a sua confiança e amor próprio. Esteja você usando aparelho ou não. Aproveite a sua vida, pois a beleza vem de dentro. E o aparelho não dura para sempre. Espero ter ajudado.
quarta-feira, 22 de março de 2017
QUANDO EXTRAIR DENTES EM UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
Você recentemente foi uma consulta para uma avaliação sobre a necessidade de correção de posicionamento dos seus dentes e o ortodontista recomendou a extração de alguns dentes para o seu caso. Normalmente, os pacientes fazem perguntas do tipo: - Com o avanço da ortodontia estes procedimentos ainda são feitos? A resposta é depende do caso.
Realmente a Ortodontia mudou bastante com a evolução de técnicas e materiais nas últimas décadas fazendo com que o número de extrações nos consultórios caísse bastante. Se nos primórdios da ortodontia praticamente todos os casos eram tratados com extrações, hoje vários conceitos que foram introduzidos no pensamento ortodôntico fizeram com que as extrações não sejam tão utilizadas quanto antes. Mas, mesmo no século 21 não se pode descartá-las do planejamento ortodôntico, já que elas possuem um papel tanto estético quanto funcional, pois além de dentes alinhados é necessário que eles se encaixem da melhor forma possível buscando uma correta mastigação, deglutição e fala.
Como indicar a extração de um ou mais dentes é um procedimento irreversível alguns pontos devem ser levados em conta:
FALTA DE ESPAÇO PARA ACOMODAR OS DENTES NOS OSSOS
Dependendo do quanto estes dentes estiverem tortos (apinhados) pode-se recomendar ou não extrações. O principal motivo que leva os dentes a se entortarem é a limitação de espaço que os ossos impõem. Se houver uma grande desproporção entre o tamanho dos dentes e a quantidade de osso de suporte eles irão se entortar (apinhar). Faz-se a seguinte conta: somam-se a largura dos dentes e subtrai-se do tamanho dos ossos, dependendo valor obtido do resultado desta conta pode ser que sejam necessárias extrações, e desta forma pode-se resolver a falta espaço para que os dentes se acomodem permitindo que fiquem devidamente alinhados, em seus suportes ósseos (maxila e mandíbula).
RELAÇÃO ENTRE AS ARCADAS
Outro ponto importante seria a discrepância (diferença entre o tamanho) entre a maxila e a mandíbula. Uma boa analogia é pensar nelas como uma caixa (mandíbula) e a sua tampa (maxila), a caixa deve ser ligeiramente menor do que a tampa para que ocorra um perfeito encaixe. Quando uma das duas apresenta uma diferença de proporção de tamanho seja para mais ou para menos há a necessidade de tratamento ortodôntico. E nesses casos pode ser que surja a necessidade de extrações para que os dentes possam se encaixar de forma adequada. Quando o paciente chega ao consultório para uma avaliação antes da adolescência, temos mais recursos para poder evitar as extrações e corrigir até mesmo a parte óssea. Já no paciente adulto, isso já se torna mais complicado, sendo extrair dentes uma das opões mais comuns.
DENTES MUITO INCLINADOS PARA FRENTE
Quando os dentes anteriores (da frente) estão muito projetados para fora frequentemente se faz uso de extrações para fazer sua correção. Com o espaço obtido com as extrações pode-se retrair e nivelar os dentes anteriores. A quantidade de dentes a serem extraídos vai depender se esta projeção anterior ocorre apenas na maxila ou se também na mandíbula.
MORDIDA ABERTA ANTERIOR
É uma anomalia da condição de normalidade dentária na qual os dentes anteriores da maxila não conseguem ocluir (se encaixar) com os da mandíbula. As causas da mordida aberta anterior são variadas podendo tanto ter causas dentárias ou esqueléticas assim como seu tratamento também varia dependendo dos fatores que causaram esta condição. Frequentemente são utilizadas extrações dentárias para correção desta má oclusão para devolver o encaixe entre estes dentes.
CORREÇÃO DA LINHA MÉDIA ANTERIOR
Linha média é o nome dado a uma linha imaginária que divide o corpo exatamente em sua metade. Alterações no posicionamento dos dentes podem desviar tando os dentes de cima como os de baixo em relação à linha média. Estes desvios normalmente trazem consigo além de uma perda estética alterações nos encaixes entre os dentes. Casos com desvios mais severos podem ter que serem tratados com extrações. As quais além de resolverem os problemas estéticos irão favorecer o encaixe correto entre os dentes.
PERFIL FACIAL
Às vezes extrações são muito benéficas em casos em que o paciente é muito “bicudo”. Casos em que há uma projeção tanto de dentes superiores e/ou inferiores. As extrações ortodônticas ajudam muito na remodelação de um perfil esteticamente agradável ao paciente, diminuindo aquele volume excessivo de lábios, muitas vezes que impedem o paciente de fechar a boca passivamente.
CONCLUSÃO
Cada caso é um caso diferente e por mais que você acredite que o seu caso seja semelhante ao de alguém, não é. Más oclusões que aparentemente se pareçam podem ter fatores etiológicos variados, por isso não estranhe se o seu caso for tratado de um jeito e de um amigo ou familiar de outro. Sentir-se desconfortável que o diagnóstico de seu tratamento seja tratado com extrações é normal, seu ortodontista entende isso e vai utilizar de várias técnicas para tornar seu tratamento o mais confortável possível.
O que posso lhe dizer é que as extrações dentárias realmente são utilizadas em vários casos na ortodontia. São diversas as novas tecnologias, novas técnicas e pensamentos que a ortodontia vem trazendo para a prática diária nos consultórios que reduziram consideravelmente os casos tratados com extrações dentárias sendo estas recomendadas quando outra forma de tratamento não conseguiria um resultado satisfatório.
Sendo que dentes alinhados com encaixe adequado e uma boa estética facial são os objetivos da Ortodontia de excelência.
DR. MAURÍCIO B. DIAS - ORTODONTISTA
SBS QUADRA 2 Ed. Empire Center Sala 604 - Brasília-DF Tel.: (61) 3323 22 20 e Cel.: (61) 98169 34 06
quarta-feira, 15 de março de 2017
COMPONENTES DO APARELHO ORTODÔNTICO
Se seus dentes estão tortos ou se sua mordida desalinhada, pode ser o caso de se recomendar um tratamento ortodôntico. A correção dos dentes é comumente realizada pelo uso de um aparelho ortodôntico fixo aos dentes. Os aparelhos dentários possuem alguns componentes básicos que trabalham em conjunto para deixar os dentes mais alinhados e corrigir a mordida.
É importante saber os nomes e como funcionam os componentes do aparelho ortodôntico (dentário) fixo e dessa forma melhorar o entendimento do processo de correção dos dentes pelos quais os pacientes passam.
BRACKETS :
São pequenas peças metálicas ou cerâmicas coladas em cada dente. Eles servem como guias para mover os dentes . Fazem com que a força feita pelo arco seja transformada em movimentação. Ficam em contato com os arcos através do uso de elásticos modulares ou podem ser auto-ligados que eliminam o uso dos elásticos modulares. São mais comumente colados aos dentes na parte da frente, mas também podem ser colados na parte de trás dos dentes, nos chamados aparelhos linguais.
TUBOS:
São peças ortodônticas instaladas nos primeiros e segundos molares, que podem ser colados diretamente aos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas. Tem uma função semelhante a dos brackets, sendo que nos tubos podem existir um ou mais espaços destinados a colocação de outros tipos de aparelhos.
BANDAS:
A banda é um anel metálico colado em volta do dente, onde serão soldados os tubos, brackets ou outros acessórios do aparelho como botões. Devem ficar perfeitamente adaptadas ao dente para evitar desconfortos como deslocamentos em direção à gengiva, o que pode ocasionar desconforto e inflamações em volta do dente em que estão inseridas. Como em todos os componentes do aparelho é importante manter uma boa higiene no local, para evitar o acúmulo de restos alimentares, e desta forma prevenir surgimento de cárie dentária.
ARCO:
O arco ou fio ortodôntico gera as forças que irão produzir a movimentação dentária que alinhará os dentes. São feitos de várias ligas metálicas como níquel-titânio (Nitinol), titânio-molibidênio (TMA) e aço. início do tratamento os arcos/fios são mais leves que com a progressão do tratamento são substituídos por fios mais calibrosos e rígidos.
GANCHOS E ELÁSTICOS:
Os ganchos são usados para a ligação dos elásticos, que são faixas de borracha, os quais ajudam a mover os dentes para as suas posições finais podem ser soldados ou encaixados nos fios ou fazerem parte dos brackets. Os elásticos auxiliam a movimentação ortodôntica. Se houver colaboração do por parte do paciente faz com que o tratamento seja mais eficiente e rápido. São muito utilizados para correção de mordida aberta, de linha média, para o descruzamento de dentes e para melhorar o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.
OUTROS ACESSÓRIOS:
Existem outros acessórios como botões, tubos linguais, molas abertas e fechadas, esporões, elásticos em cadeia (correntes), barras palatinas, mini-implantes, bite turbos, mini placas, mas não são utilizados em todos os casos.