A limpeza da língua é um dos principais passos para obtenção de uma boa higiene bucal. Devido a sua morfologia cheia de sulcos, protuberâncias a língua é a parte da boca com a maior quantidade de bactérias, as quais podem estar em muito contribuindo para o surgimento do mau hálito por causa dos gases que são liberados pelas trocas metabólicas destes micro organismos.
Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter a boca toda saudável. A Associação Brasileira de Odontologia ressalta que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins. Ainda assim, grande parte das pessoas não se preocupa em limpá-la, o que pode trazer uma série de problemas. Ajude a si mesmo e evite o mau hálito, o maior desgaste dos dentes e uma aparência desagradável da língua limpando-a adequadamente.
OBSERVANDO A LÍNGUA:
Analise sua língua. Olhe as diferentes partes que ela possui. Com uma superfície áspera e várias saliências e fendas, a língua é um local propício para o desenvolvimento de bactérias. Metade desses microrganismos estão nela. Isso pode formar uma fina camada sobre sua superfície, contribuindo para o aparecimento de vários problemas de saúde. A língua deve ter uma coloração rosa; qualquer descoloração forte que surgir deverá ser notada e remediada. Não esqueça de consultar um profissional da saúde bucal ao verificar qualquer um dos sintomas a seguir:
- Preocupação relacionada às mudanças na aparência da língua.
- Permanência de uma fina camada de sujeira sobre a língua por mais de duas semanas.
- Dor persistente na língua.
POR QUE LIMPAR A LÍNGUA:
Ao adotar algumas medidas para deixar a língua limpa, você estará fazendo muito mais do que evitar o mau hálito. A camada de sujeira que fica sobre o órgão é quebrada, evitando que ela tenha um aspecto desagradável. A limpeza também remove bactérias que possivelmente contribuem para o desgaste dentário. A higiene oral inadequada já foi ligada a diversos problemas de saúde, incluindo a limpeza da língua. Veja alguns deles:
Controle de bactérias indesejadas que desgastam os dentes.
Evita o mau hálito.
Melhora o paladar.
ORIENTE-SE COM UM DENTISTA:
Converse com seu dentista. Ele poderá responder quaisquer dúvidas que tiver com mais precisão. Durante as consultas, faça perguntas sempre que puder e quiser. O conhecimento dos especialistas da saúde é a melhor maneira de se informar, além de realizarem conselhos muito úteis para uma boa higiene oral.
ESCOLHA UM LIMPADOR DE LÍNGUA:
São várias as ferramentas de limpeza disponíveis para a língua. Apesar de serem recentes, as escovas de língua são bem comuns. Os objetos para limpeza do órgão são todos que possuem bordas suaves e que possam ser esfregados nele.
Pesquisas mostram que tanto a raspagem como a esfregação da língua são eficazes na redução das placas de sujeira.
Existem alguns objetos que combinam uma escova com um raspador, permitindo que o indivíduo realize as duas tarefas ao mesmo tempo.
As escovas de dente com raspador funcionam tão bem quanto as que possuem o raspador separado.
São vários os materiais utilizados para fabricar raspadores de língua. Metal, plástico e silicone são os mais comuns. Experimente cada um e verifique qual o que melhor se adéqua ao seu caso.
Os metais cobre e aço inoxidável são alguns dos mais usados. Os raspadores feitos de tais materiais podem ser colocados em água quente para esterilização.
Os raspadores de plástico são muito mais baratos, mas duram bem menos, exigindo substituição frequente.
As bordas de silicone podem deixar o processo de raspagem mais confortável.
LIMPANDO A LÍNGUA:
Escove ou raspe a língua fazendo um movimento que começa na parte de trás e termina na frente. Realize-o repetidamente. Muitos dentistas recomendam que a higiene da língua deve ser a primeira coisa a ser feita ao acordar, antes até de comer ou beber. Faça isso ao menos duas vezes por dia junto à escovação dos dentes.
Haverá um acúmulo de resíduo na ferramenta. Enxágue-a e continue até conseguir lavar toda a língua.
Tenha cuidado. Não machuque a língua.
Não tenha pressa.
MANUTENÇÃO DO HÁBITO:
Mantenha esse hábito. Depois que aperfeiçoar o uso do raspador, limpe a língua todos os dias. Isso é muito importante e deve ser incorporado como parte de sua higiene diária.
DICAS:
Uma colher de chá simples é uma excelente ferramenta para limpar a língua.
Se quiser, use uma escova de dentes. Porém, tome cuidado para escovar a sujeira na direção da cavidade bucal. Do contrário, a sujeira será escovada diretamente para dentro da língua. Basta seguir os mesmos passos, usando uma escova macia para não machucar a língua. No entanto, as escovas de dente não são as melhores opções para realizar a higiene da língua, pois as cerdas são próprias para limpar o esmalte dos dentes, não o músculo macio que constitui a língua.
Cuidado com o antisséptico bucal utilizado. Apesar da maioria funcionar bem, eles podem ser mais prejudiciais do que benéficos, devido à possível queimação e irritação da língua e papilas gustativas. Compre um antisséptico que não seja forte demais.
Evite produtos com álcool. Eles poderão irritar a parte interna da língua em algumas pessoas.